Afinal, o autoatendimento realmente funciona?  - 2CX

Afinal, o autoatendimento realmente funciona? 

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre autoatendimento, mas talvez não entenda detalhadamente sobre como funciona e se realmente pode ajudar a sua operação de atendimento a otimizar processos… Porém, algo já muito percebido, é a resposta positiva quanto as vantagens que o autoatendimento pode gerar para a satisfação dos clientes.

Pesquisa realizada em 2022 mostrou que 81% dos clientes desejavam cada vez mais opções de autoatendimento. No entanto, apenas 15% demonstraram estar satisfeitos com as ferramentas fornecidas na época. Enquanto isso, as empresas entrevistadas acreditavam que pelo menos 53% dos consumidores estavam altamente satisfeitos com o serviço de autoatendimento. A conta não bate, não é?

O fato é que o perfil do consumidor mudou e a maneira como ele prefere ser atendido também, havendo a necessidade de maiores opções de canais para que o cliente possa escolher e caso prefira, opte por resolver suas próprias solicitações com rapidez, eficiência e conforto

Hoje, vamos te explicar um pouco mais sobre o autoatendimento e todas as vantagens que essa estratégia oferece ao atendimento ao cliente. 

O que é o autoatendimento?

autoatendimento é a maneira prática de o cliente resolver sozinho suas próprias dúvidas, solicitações e problemas, geralmente, quando envolvem assuntos de baixa complexidade. O objetivo desta estratégia é o de agilizar e facilitar o processo de atendimento ao cliente, além de otimizar o trabalho da equipe, que pode se dedicar em demanda mais complexas, e que precisam de mais esforço e tempo. 

Os exemplos mais comuns de autoatendimento são através de Chatbot, guiados por inteligência artificial, FAQ (perguntas feitas com frequência) e URA para o atendimento telefônico. 

Quais as opções de autoatendimento?

Facilitar a vida do cliente é o foco do autoatendimento, isso significa, que a estratégia desenvolvida deve fornecer ao cliente todas as respostas para suas perguntas.  

No caso dos chatbots, as respostas para estas perguntas são programadas e possui o aprendizado de máquina para que cada nova pergunta seja aprendida pela solução. 

Para a construção do FAQ, a empresa deve se atentar a todas as perguntas que são feitas com muita frequência e bolar respostas simples de serem compreendidas. Geralmente, o FAQ fica disponível no site da empresa, e neste caso, a disponibilização destas perguntas e respostas também devem ser fáceis de localizar dentro do site da empresa.  

Na utilização da URA, há uma infinidade de possibilidade de inclusão de perguntas e respostas no contato telefônico. A Unidade de resposta audível no autoatendimento, com o auxílio de uma jornada bem pensada, pode responder com facilidade diversas questões que surjam durante um atendimento, descartando a necessidade de ação de um operador humano. 

Maiores vantagens do autoatendimento

Disponibilidade 24 horas, 7 dias da semana

A lei do SAC determinou que as empresas tenham pelo menos 1 canal que atenda seus clientes todos os horários e dias da semana, sem interrupções, diante disto, o autoatendimento torna-se uma ótima opção. 

O cliente pode entrar em contato fora do horário comercial, em feriados ou fim de semana, e ainda assim ser atendido com rapidez e altas chances de resolução da sua solicitação. 

Escalabilidade

URA, Chatbot ou FAQ, em qualquer uma das opções, o autoatendimento é escalável, isso por que, permite que diversos casos sejam tratados simultaneamente, com a mesma eficiência e sem a ajuda de um operador humano.  

Satisfação do cliente

Clientes com suas solicitações resolvidas corretamente, são clientes satisfeitos!

A partir do autoatendimento, o cliente torna-se dono do seu próprio atendimento, ou seja, ele mesmo inicia, demanda e finaliza o atendimento assim que a sua solicitação for resolvida satisfatoriamente.  

Com as exigências dos consumidores cada vez mais específicas, oferecer maneiras de se comunicar e solucionar problemas de maneira autônoma, gerará satisfação e proporcionará uma relação de confiança entre sua empresa e o cliente. 

Diminuição de custos

Com o autoatendimento, não é preciso ter uma grande equipe de operadores sempre a postos para solucionar as solicitações dos seus clientes. A proposta desta estratégia está em possibilitar que o cliente seja atendido por um recurso tecnológico estruturado e eficiente o suficiente para entregar o que o seu cliente deseja no momento. 

Omnichannel: Como comentado acima, as exigências dos clientes estão maiores e precisam ser acompanhadas, por este motivo, além de oferecer toda a autonomia possível no autoatendimento, a sua empresa também deve ser capaz de ofertar este recurso em vários canais.  Expandindo o autoatendimento para o seu site, redes sociais, aplicativos ou chatbot, você possibilita que além de o cliente  conseguir resolver sua própria solicitação sozinho, que ele também decida qual o melhor canal para ele. 

Autoatendimento da maneira certa

Agora que você conheceu mais sobre o que é autoatendimento, suas opções e vantagens, já está claro que é uma estratégia que funciona e funciona muito bem! 

Porém, para ter efetividade com o autoatendimento em seu negócio, a escolha das ferramentas e soluções tecnológicas fará toda a diferença, pois de nada adianta a oferta do autoatendimento, se a jornada do cliente for insuficiente e deixar ainda mais dúvidas pelo caminho. 

A 2CX desenvolve soluções tecnológicas eficazes para que empresas alcancem todo o seu potencial na entrega de um atendimento satisfatório e uma experiência positiva. Converse com nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo. 

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