Qual o melhor horário para operações ativas ligarem para os clientes? - 2CX

Qual o melhor horário para operações ativas ligarem para os clientes?

As operações ativas desempenham um papel desafiador no engajamento dos clientes, sendo responsáveis por estabelecer um contato proativo para cobranças ou ofertas de produtos e serviços. Nesse contexto, determinar os melhores horários para realizar ligações ativas é fundamental para otimizar as chances de sucesso nas interações. 

Embora não exista um horário universal que se aplique a todas as situações, é possível seguir diretrizes que auxiliam na identificação dos momentos mais propícios. 

Continue lendo e entenda mais sobre como definir os melhores horários para operações ativas ligarem para os clientes. 

O que diz a Lei sobre os horários em que operações ativas podem entrar em contato via telefone com o cliente?

De acordo com o projeto de Lei PLS 48/2018, as ligações de telemarketing ativo estão autorizadas a ocorrer de segunda a sexta-feira, entre 10h e 19h, e aos sábados, entre 10h e 13h.

É importante respeitar esses horários estabelecidos, pois fora deles as ligações ativas não são permitidas, a menos que haja consentimento prévio do cliente ou uma situação excepcional que justifique o contato. 

Além disso, é válido lembrar que, conforme determinação da Anatel em 2022, as empresas de qualquer setor que realizam telemarketing ativo devem utilizar o prefixo 0303 em suas ligações. Essa medida tem como objetivo proporcionar uma maior transparência nas chamadas, permitindo que o consumidor identifique previamente o propósito da ligação e tome a decisão de atender ou não. 

Boas práticas e insights para o contato com o cliente em operações ativas

Para além de identificar os horários mais eficientes para a sua operação ativa, é igualmente importante seguir boas práticas e dicas que garantam uma abordagem eficaz, respeitosa e que proporcione uma experiência positiva no contato com o cliente. Confira abaixo: 

Opt-in e opt-out: antes de realizar qualquer ligação ativa, é fundamental ter a autorização do cliente. A Anatel exige que as empresas obtenham o “opt-in” do consumidor, ou seja, o consentimento prévio para realizar ligações. Além disso, é necessário fornecer uma opção de “opt-out” durante a ligação, permitindo que o cliente solicite a exclusão de seu número da lista de contatos futuros.

Evite horários de pico: é recomendado evitar horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde, quando os clientes estão ocupados com reuniões, tarefas urgentes e preparando-se para encerrar o expediente. Esses momentos podem ser menos propícios para uma conversa mais longa e com atenção dedicada. 

Conheça sobre o cliente: ao compreender suas necessidades, preferências e histórico de interações anteriores, você pode personalizar sua abordagem e oferta de maneira mais eficaz. A plataforma omnichannel da 2CX oferece dashboards e relatórios completos, que fornecem insights valiosos sobre a interação do cliente em cada canal de contato, inclusive pelo telefone, além de métricas e indicadores importantes, como tempo de resposta e nível de satisfação do cliente

Cold calls: quartas e quintas-feiras se destacam como dias mais promissores para fazer as famosas ligações frias. Nesses dias, as pessoas já estão imersas em suas rotinas de trabalho e têm uma maior abertura para receber ligações comerciais e provavelmente não encararão seu contato como uma interrupção, mas sim como uma oportunidade de obter informações relevantes e soluções para suas necessidades.

Best time to call: melhor horário para operações ativas ligarem para os clientes

Agora que entendemos as limitações impostas pela lei, conhecemos boas práticas e dicas para otimizar as operações ativas, podemos analisar e definir o Best Time to Call (Melhor Horário para Ligação) da sua operação. 

O Best Time to Call é uma métrica a ser considerada para manter a eficiência no contato e bons resultados. No entanto, não existe um horário específico ou período ideal que garanta os melhores resultados no contato com o cliente, devido a diversas características, comportamentos e rotinas das pessoas. 

Isso significa que o BTC varia para cada operação, pois a métrica é definida com base nos dados gerados pela própria operação.

Para identificar o seu BTC, registre o total de ligações realizadas em cada hora do dia, quantas delas foram atendidas e compare com os registros dos demais horários. Para obter e analisar esses dados, é importante contar com uma solução que gerencie o mailing e armazene as informações registradas pela sua operação.

O Discador 2CX é uma excelente opção nesse caso, pois além de fornecer os dados para a definição da métrica Best Time to Call, também gera painéis e dashboards inteligentes, permitindo que você visualize o desempenho da operação como um todo e identifique claramente os pontos que podem ser aprimorados em todo o processo. 

Com a identificação do seu BTC e o uso de uma solução eficiente de gestão, você poderá otimizar suas operações ativas, melhorar o contato com os clientes e alcançar resultados mais satisfatórios. Converse com os especialistas da 2CX e conheça mais sobre todos os benefícios que o Discador 2CX pode trazer a sua operação ativa. 

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