Atendimento eficiente na construção civil  - 2CX
Atendimento eficiente na construção civil

Atendimento eficiente na construção civil 

O mercado de construção civil está cada vez mais aquecido, principalmente nas grandes cidades. Quando um setor cresce rapidamente em um curto espaço de tempo, é comum que surjam lacunas que se tornam verdadeiros desafios.

Esse é o caso do atendimento ao cliente, que muitas vezes é lento, desorganizado e ineficiente. Neste videocast da 2CX, convidamos Karen Cristina, Gerente de Projetos da 2CX, e Camila Quaglio, Gerente de Marketing da Diálogo Engenharia, para discutir os desafios enfrentados pelo setor da construção civil e como a tecnologia pode ser a melhor solução para alcançar a satisfação do cliente.

Confira abaixo alguns pontos relevantes dessa edição! 

Públicos diferentes e a mesma necessidade: como a tecnologia torna o atendimento eficiente na construção civil?

Fernanda Thomaz, mediadora do videocast e gerente de produtos na 2CX, inicia o bate-papo perguntando à Camila sobre os diferentes perfis atendidos por uma construtora, com empreendimentos para todos os gostos e bolsos. Camila explica que existem diversos perfis de clientes dentro de uma construtora e que é necessário um estudo para que cada empreendimento se adeque aos perfis alvos. Ela comenta, inclusive, que um dos itens de lazer mais demandados atualmente dentro de condomínios é o Pet Place, já que muitas famílias têm preferido ter pets a filhos. 

Fernanda então questiona Camila sobre como é atender tantos perfis em um único negócio. Camila explica que hoje em dia a maioria dos empreendimentos já oferece, em um mesmo terreno, diversas opções de apartamentos, e que, por meio de estudos, conseguem entender melhor o perfil dos moradores da região e a possível adesão de cada um desses perfis. 

“O cliente passa por inúmeros processos dentro da empresa, desde o anúncio que despertou seu interesse, até a compra e os relacionamentos subsequentes. A tecnologia ajuda na gestão desse cliente dentro da empresa.” – Camila Quaglio 

Fernanda passa a palavra para Karen e a questiona sobre como a tecnologia pode apoiar a construtora na melhoria do atendimento ao cliente, considerando essa diversidade de perfis. Karen começa sua resposta enfatizando a importância de um sistema consolidado que unifique todas as informações, pois a utilização de diversos sistemas simultaneamente inevitavelmente resultará em perda de informações.

Karen também comenta sobre a necessidade de oferecer todos os canais de comunicação aos clientes e de “marcar” a preferência de canal de cada cliente, pois não adianta ligar constantemente para um cliente que prefere se comunicar pelo WhatsApp. Além de incomodar o cliente, esse tipo de ação dificulta a comunicação entre empresa e cliente. 

“A tecnologia ajuda no sentido de mapear o canal preferido do seu cliente e todo o histórico da jornada dele, para que você possa prestar um bom atendimento.” – Karen Cristina 

Melhores ferramentas para tornar o atendimento eficiente na construção civil

Fernanda aproveita para perguntar a Karen sobre, na opinião dela, quais são as melhores ferramentas para o tratamento de dados dentro das construtoras, visando a melhoria contínua do atendimento. Karen comenta que, para a tecnologia, o céu não é o limite, e com os recursos corretos, tudo se torna possível. Para Karen, ter um sistema único ou totalmente integrado é essencial; APIs e Webservices são apenas o ponto de partida.

Os chatbots também oferecem grande apoio em processos menos complexos, como filtrar os clientes de acordo com o investimento que estão dispostos a fazer e oferecendo opções dentro da seleção do cliente. 

Karen explica que a IA Generativa também é um recurso que pode elevar significativamente a qualidade do atendimento. Segundo ela, a tecnologia pode promover a integração sistêmica, mapear todo o processo percorrido pelo cliente, armazenar essas informações e criar um banco de dados que pode ser analisado por um B.I., auxiliando na tomada de decisão. 

“Com a digitalização, você ganha em escala de atendimento e economia. E com a Inteligência Artificial, você ainda consegue humanizar todo esse processo.” – Karen Cristina 

Que tal conferir o conteúdo na íntegra?

Este episódio do videocast 2CX já está disponível e está repleto de conteúdo e informações sobre como tornar o atendimento em construtoras mais eficiente a partir da tecnologia.

Não deixe de assistir ao conteúdo completo abaixo, anotar as dicas e seguir nosso canal @2cx.oficial para acompanhar mais conteúdos como este. 

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