A partir de 1º de julho, a Meta implementará mudanças importantes no modelo de cobrança do WhatsApp Business, com impactos diretos na forma como empresas se comunicam com seus clientes. A principal novidade é a cobrança por mensagem entregue, e não mais por sessão de conversa. Essa atualização trará mais previsibilidade e controle de custos, promovendo eficiência na comunicação e clareza nas cobranças.
Abaixo confira todos os detalhes do que mudará a partir do início do mês de julho de 2025 e como se adequar as novas regras da Meta.
Principais objetivos das mudanças
De acordo com a Meta, a atualização busca alinhar o WhatsApp aos modelos de cobrança praticados em outros canais de mensageria comercial. Além disso, pretende oferecer maior controle de custos, com uma mensuração detalhada por mensagem enviada, promovendo transparência no uso da plataforma e incentivando uma comunicação mais eficiente entre empresas e clientes.
Como será a nova cobrança por mensagem?
A cobrança passará a considerar o tipo de mensagem enviada e o contexto da conversa. Veja como funcionará:
- Toda mensagem de marketing entregue será cobrada;
- Toda mensagem de autenticação entregue será cobrada;
- Toda mensagem de utilidade enviada fora da janela de 24 horas de conversa será cobrada.
Importante: mensagens de utilidade enviadas dentro da janela de 24 horas continuarão sendo isentas de cobrança. Isso significa que, se o cliente já estiver engajado na conversa, esse tipo de mensagem não terá custo.
Já os templates de marketing, mesmo que enviados dentro da janela de 24 horas, não serão mais gratuitos.
Exemplos da nova cobrança
Para facilitar a compreensão sobre a tarifação em janelas que envolvem diferentes tipos de templates, veja abaixo três exemplos práticos:
Atualização nos modelos de mensagem de Marketing e Utilidades
Mensagens de utilidade
A Meta anunciou que atualizará a definição de mensagens classificadas como “Utilidade”, com o objetivo de torná-la mais clara e específica, facilitando o entendimento e a aplicação correta dessa categoria.
Para que um modelo seja reconhecido como mensagem de utilidade, ele deverá cumprir os seguintes critérios:
- Não pode conter nenhum conteúdo promocional ou persuasivo;
- Deve ser específico ou solicitado pelo cliente, estando claramente relacionado a um pedido, conta, serviço ou transação;
- Precisa ser essencial ou crítico, como mensagens que garantem a segurança do cliente.
Com essa atualização, os modelos atualmente aprovados serão reavaliados e reclassificados como utilidade ou marketing, conforme as novas diretrizes. Por isso, é fundamental que sua empresa revise todos os templates em uso, a fim de evitar problemas de categorização e custos operacionais adicionais nas campanhas em andamento.
Alguns exemplos de mensagens de utilidade:
Objetivo da Mensagem | Exemplo |
Gerenciamento de opt-in/opt-out | “Obrigado por confirmar sua adesão. Agora você receberá notificações via WhatsApp.” |
Gerenciamento de pedidos | “Seu pedido #123456 foi enviado. A previsão de entrega é 25/06. Acompanhe aqui: [link]” |
Alertas de conta | “Seu pagamento vence amanhã. Evite juros atualizando aqui: [link]” |
Pesquisa de feedback | “Como foi sua experiência com nosso atendimento? Avalie aqui: [link]” |
Segurança pública | “Alerta de clima severo na sua região. Evite áreas de risco.” |
Serviço público | “Vacinação gratuita disponível hoje até às 17h em [posto de saúde]” |
Interrupções públicas | “Interrupção nos serviços da linha azul do metrô. Previsão de retorno: 18h.” |
Proteção de conta/produto | “Atenção: detectamos tentativa suspeita de login. Acesse sua conta com segurança aqui: [link]” |
Conformidade legal | “Atualize seus dados cadastrais até 30/06 para continuar acessando nossos serviços.” |
Mensagens de marketing
A Meta também traz mudanças nas mensagens classificadas como marketing:
- Redução do limite de caracteres de 1024 para 550 caracteres;
- Limite de até 10 emojis por mensagem;
- Implementação do truncamento automático de mensagens de marketing longas, com a exibição de apenas 5 primeiras linhas do conteúdo. Caso a mensagem ultrapasse esse limite, será exibido um botão “Leia mais”, permitindo que o usuário decida se deseja visualizar o restante do texto;
- Haverá controle do limite diário de envio de mensagens de marketing por usuário, com base na quantidade total de mensagens entregues, e não mais no número de conversas iniciadas. Ou seja, cada mensagem de marketing enviada a um usuário, sem que ele tenha respondido à anterior, contará para o limite diário — mesmo que todas sejam enviadas dentro da mesma janela de 24 horas.
Duas exceções importantes a essa regra:
- Se o cliente responder à mensagem de marketing recebida, novas mensagens poderão ser enviadas normalmente dentro da janela de 24 horas;
- Se o cliente iniciar a conversa por meio de um anúncio de “clique para o WhatsApp” ou por um botão de CTA da página do Facebook, e a empresa responder dentro de 24 horas, essas interações também não contarão para o limite.
Penalidades por uso indevido da categorização de mensagens
A partir de 16 de abril de 2025, a Meta deixou de rejeitar automaticamente modelos de mensagem classificados erroneamente como UTILIDADE. Em vez disso, esses modelos passaram a ser recategorizados como MARKETING, sem aviso prévio.
Caso a Meta identifique uso recorrente e intencional da categorização incorreta por parte da empresa, serão aplicadas penalidades, incluindo:
- Suspensão da revisão de categoria de modelos por 7 dias;
- Bloqueio na criação de novos modelos de UTILIDADE por 7 dias.
Caso o uso inadequado da categorização de modelos de mensagem persista, essas restrições poderão ser aplicadas novamente, estendendo-se por um período de até 30 dias.
Benefícios do MM Lite API
Para potencializar ainda mais os resultados das campanhas, a Meta lançou o MM Lite API (Marketing Messages Lite) — uma versão otimizada da Cloud API, desenvolvida especialmente para comunicações de marketing.
Entre os principais benefícios do MM Lite estão:
- Maior taxa de entrega, superando a performance da Cloud API;
- Custo equivalente ao da Cloud API;
- Análise inteligente do público, com base no histórico de interações;
- Mais eficiência nas campanhas, aumentando as chances de retorno sobre o investimento (ROI).
A 2CX é Meta Business Partner
Como Meta Business Partner, a 2CX possui a expertise necessária para garantir que seus clientes, que utilizam o WhatsApp como canal de atendimento, estejam sempre alinhados às regras estabelecidas pela Meta. Assim, asseguramos a melhor utilização da plataforma de mensageria, evitando riscos e otimizando resultados.
Se sua empresa deseja se adaptar rapidamente a esse novo cenário e explorar todos os benefícios da comunicação inteligente via WhatsApp, entre em contato com nossos especialistas e descubra as melhores soluções para suas campanhas.