A jornada do cliente vem sendo, nos últimos anos, uma estratégia valiosa utilizada pelas empresas para entender o comportamento dos consumidores e promover ações que possam atrai-los em diferentes fases. Esse não é um processo tão simples como parece. Entender cada pilar da jornada do cliente é essencial para que as empresas desenhem uma estratégia apropriada e possam gerar os resultados esperados.

Pilar 1 – Aprendizado e descoberta

Aqui, o usuário geralmente não sabe que possui um problema, por isso, não está em busca de uma solução. Nessa fase, o consumidor também pode ter uma necessidade específica e procura mais informações. A empresa precisa ajudar o cliente a identificar a sua “dor” para futuramente despertar o interesse pelo produto ou serviço.

Pilar 2 – Consideração da solução

É preciso que as empresas ofereçam para os consumidores conteúdos específicos e mais detalhados, pois eles já sabem quais são os seus problemas e buscam maneiras de resolvê-los.

Pilar 3 – Decisão de compra

O cliente reconheceu o problema, avaliou as opções de solução e começou a ponderar entre as empresas que podem atender a sua necessidade. O papel das companhias nesta etapa da jornada do cliente é se mostrar como a melhor opção do mercado, por meio de cases de sucesso, depoimentos de clientes, entre outras ações.

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