A rotina dos operadores que trabalham com atendimento ao cliente é bastante agitada. São inúmeras demandas a serem solucionadas todos os dias, além das metas que o time precisa cumprir mensalmente. Mas, toda essa correria não pode ser utilizada como pretexto para a falta de empatia.

Se colocar no lugar do consumidor durante o atendimento ao cliente pode não ser uma tarefa fácil para muitos operadores, mas os gestores podem estimular algumas atitudes que ajudarão o time a ter mais empatia no relacionamento com o consumidor, como mostraremos a seguir.

Atitude complacente: por mais que o cliente esteja dificultando uma negociação, é preciso ouvi-lo e tentar buscar uma solução boa para ambos.

Atitude solidária: entender a situação atual do cliente e fazer propostas adequadas ao momento é uma forma de demonstrar empatia.

Atitude empática: algumas facilidades oferecidas pelo operador durante o atendimento ao cliente mostram que a empresa valoriza e se preocupa com o seu público.

Quando bem aplicadas no atendimento ao cliente. essas atitudes geram empatia e ainda proporcionam outras vantagens para a empresa, como satisfação do consumidor e construção de uma imagem positiva no mercado.

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