A cada ano, surgem novos recursos e tecnologias que visam otimizar serviços primordiais para o sucesso das empresas. No setor de atendimento ao cliente, por exemplo, há algumas tendências que devem ser adotadas pelas marcas o quanto antes para melhorar a experiência do consumidor, conforme mostraremos a seguir.

Autoatendimento cada vez mais forte

Os canais de autoatendimento vêm crescendo bastante nos últimos anos. Segundo um levantamento feito pela Microsoft Brasil, mais de 90% das pessoas entrevistadas disseram que gostariam que as empresas brasileiras oferecessem opções de autoatendimento em seus sites.

Inteligência artificial

Outra tendência importante para a área de atendimento ao cliente tem a ver com o uso da inteligência artificial. Hoje, as máquinas possuem uma tecnologia bastante avançada, possibilitando que os bots estabeleçam uma interação significativa com os clientes.

Atendimento ao cliente como instrumento para o marketing

Uma tendência no atendimento ao cliente que pode ajudar as marcas a alcançarem a meta de atrair novos consumidores é a utilização do serviço como instrumento para o marketing. Ao oferecer um atendimento de qualidade, rápido e esclarecedor, a empresa conquistará propagadores, que irão compartilhar com outras pessoas a sua experiência positiva.