Com os avanços tecnológicos cada vez mais intensos, fica difícil imaginar como será determinados serviços no futuro. No atendimento ao cliente, por exemplo, o uso de robôs com inteligência artificial e cognitiva já é realidade em algumas empresas.

Acredita-se que o atendimento ao cliente do futuro será pautado pela variedade de canais, todos com boa assertividade. De acordo com o estudo realizado pela Ovum, 64% das pessoas entrevistadas afirmaram que já utilizam pelo menos três canais diferentes para se comunicar com as companhias.

A seguir, confira algumas tendências para o atendimento ao cliente dos próximos anos.

Equilíbrio será a marca do atendimento ao cliente do futuro

O uso da tecnologia no atendimento ao cliente irá evoluir ainda mais. No entanto, a presença humana continuará forte. O equilíbrio entre boas ferramentas digitais e profissionais qualificados será a forma mais efetiva de encantar os consumidores e reduzir os custos operacionais.

Autoatendimento será potencializado

Já existe no mercado boas soluções de autoatendimento que facilitam a vida de parte dos consumidores. A expectativa é que esses canais cresçam nos próximos anos, atingindo novos públicos que hoje preferem utilizar meios como telefone e e-mail.